REFLUXO - COMO LIDAR



REFLUXO

Uma coisinha muuuito chata e que irrita qualquer bebê e qualquer mamãe é o tal do refluxo.
Eu estava notando que toda vez que Tutu mamava ele reclamava muito, chorava, chegava até a largar do peito e se contorcer de dor. Achava que eram as cólicas que o estavam atormentando, mas numa consulta ao pediatra, ele me disse que isso poderia ser o refluxo.
Expliquei os sintomas: Tutu regurgitava o leite após as mamadas (sempre!), reclamava de mais e não conseguia ficar no peito por muito tempo. Como o diagnóstico do refluxo é mais complexo e necessitaria de exames muito chatos, o médico me disse que esses são sim sintomas de refluxo e receitou alguns remédinhos para ele (que eu não vou dizer, já que todo medicamento deve ser receitado!!!).

Vou tentar explicar de uma maneira simples o que o doutor me explicou, para que todas as mamães entendam e não se espantem com o fantasma do refluxo.

 No final do esôfago do bebê, onde ele encontra o estômago, existe uma válvula que fica se contraindo quando recebe o alimento. Essa válvula é o esfincter inferior do esôfago. Quando o bebê mama, o leite desce pelo esôfago e chega ao estômago, porém o esfincter ainda é muito imaturo e acaba provocando a volta do leite. A volta desse leite e a chegada de um novo leite é o refluxo. Quando o bebê "põe o leite para fora" é chamado regurgitação.
Demora um pouco para que o esfincter amadureça (cerca de um ano) e enquanto isso é normal que aconteça o refluxo.
Os remédios servem para ajudar no controle dessa válvula e também para na acidez, já que quando o leite volta, com ele vem o ácido que está presente no estômago e que ajuda na digestão, por isso o bebê faz uma careta de "gosto ruim".

Não existe motivo para grandes preocupações, a não ser que os sintomas persistam por muito tempo e sejam muito fortes.
É sempre bom ter uma fraldinha de boca por perto e fazer o bebê arrotar após cada mamada!
Deixá-lo inclinado ao deitar também pode ajudar!


Espero ter ajudado!!!
Até mais!

Um comentário:

  1. O Miguel tinha esses sintomas, também não cheguei a fazer os exames. Porém, ele chegava a molhar a roupinha com tanto leite que voltava. Logo nos primeiros meses melhorou, ou melhor, lá pelos 5 ou 6.
    Na escola que trabalho lidei com crianças com 1 até 1 ano que ainda tomavam o remedinho, que tbm nao vou citar o nome, rsrs... para refluxo!!

    ResponderExcluir

Obrigada! Sua participação é muito importante!

Tecnologia do Blogger.