VOCÊ TEM SEDE DE LER?

Hoje foi dia de Reunião Pedagógica na escola e posso dizer que fomos presenteadas com uma palestra super gostosa! Gostei tanto, que achei interessante trazer o assunto para o blog.
A conversa foi sobre literatura na educação infantil, o hábito da leitura, a contação de histórias, a interpretação dos pequenos frente ao imenso mundo das letrinhas e o nosso papel nisso tudo.
Eu não parava de imaginar atividades, histórias, estratégias, etc... Palestras como essa me dão tanta empolgação! Adoro ler para eles (apesar de ser um desafio!) e vejo o quanto eles gostam de viajar enquanto escutam uma história!

Trazendo um pouco esse tema para o meu olhar de mãe, pensei o quanto sou importante para influenciar, e tornar o hábito da leitura para o Tutu gostoso. Quem ama ler como eu, sabe o quanto é bom se entregar para esse mundo, se desprender da realidade e deixar a mente te levar para onde o autor te mandar!

Fazer com que a leitura seja gostosa e se torne um hábito é ao mesmo tempo tão simples e tão complexo! Se você não gosta de ler, vai ser difícil transmitir ao seu filho o prazer pela leitura. Ler para uma criança não é apenas pegar um livro qualquer, ler o que está escrito (ou às vezes nem ler, inventar algo mais rápido para acabar logo!) e fim, boa noite filho, agora dorme! Vai muito além disso! É entrar na história junto com ele, deixar sua imaginação fluir e instigar isso na criança. É permitir que ela crie asas e se aventure por mundos inacessíveis!

E tudo isso começa logo cedo, muito antes dos pequenos aprenderem a ler ou escrever. Na verdade, um bom estímulo é a porta de entrada para o mundo da alfabetização e do letramento.

Foto retirada do Google imagens

Permitir que a criança toque, explore (livros de pano, de plastico, com sons, com bichinhos, etc), leia sozinho (sim, mesmo sem saber ler, pois a leitura começa com a imagem e ela é capaz de te contar uma história inteira só com as imagens) e conte uma história para você são diferentes maneiras que farão com que o gosto pela leitura seja criado. Você também pode pegar objetos variados e inventar uma história mágica (lembram das histórias da TV Cultura???)

Aqui em casa, Tutu adora folhear livros e revistas. Quando conto alguma história para ele, ele para e presta atenção! É lindo! É gostoso!
Hoje existe uma infinidade de livros para os pequenos, o que não tem é desculpa para não ler!
Reserve 5 minutos do seu dia para levar seu filho (e pegar uma carona), para o mundo mágico da imaginação!
A imaginação é o meio principal pelo qual os pequenos conhecem o mundo e exploram seu contexto. Não permitam que lhes sejam tiradas as oportunidades de falar o impossível, imaginar o improvável, viajar sem sair do quarto!
Papai lendo para o Tutu quando ele tinha 2 meses!

Se você não sabe por onde começar, a Revista Crescer de junho traz uma lista de livros super interessantes para se ler com as crianças!

1 comentários:

  1. Amo muito!! Meu pequeno já lê agora, habito adquirido desde o ventre! - Sério, eu era daquelas grávidas loucas que lia para o filho! :D

    ResponderExcluir

Obrigada! Sua participação é muito importante!