REFLEXÃO


Uma polêmica: você é contra ou a favor das férias escolares?
Isto é um boato que corre na rede municipal de ensino e já ouve suspeita de que as férias de janeiro seriam suspensas e que deveríamos trabalhar todos os meses do ano para atender a demanda de pais que trabalham.
O que vocês acham disso?
É óbvio que isso gerou muitas discussões, muitas brigas e muitas dúvidas.
Google imagens
Em uma escola que trabalhei chamamos os pais para conversar sobre o assunto e explicar o que estava acontecendo. Muitos foram contra a retirada das férias, mas muitos foram a favor e ainda explicaram que não sabem o que fazer com os filhos e que não querem “aguentar” eles um mês inteirinho, dá para acreditar?
E o mais impressionante é que a porcentagem de famílias que realmente trabalhavam e precisavam deixar os filhos na escola era baixíssimo!
É... Não é só porque é escola pública que todo mundo trabalha o dia inteiro!
Eu sei de várias famílias onde a mãe fica em casa o dia todo, ou então tem a possibilidade  de deixar os filhos com parentes, mas mesmo assim concorda em tirar as férias!!
Sei que um dia posso passar por isso, ter que levar o Arthur comigo por ele já ter entrado de férias e eu ainda não e pode ser complicado, mas existem algumas questões a serem pensadas:
Você colocou filho (ou filhoS) no mundo não colocou? Então você sabe das responsabilidades como família não sabe? Se não, existem leis que dizem que é DEVER da família zelar pela educação de seus filhos e que a escola é um COMPLEMENTO à tal educação! Sim! É sua a responsabilidade de cuidar dos filhos!
Férias não servem apenas para os professores descansarem, o que eu acho super justo, pois o nosso trabalho não é nada fácil... É muita dedicação! Cuidar do meu filho já dá trabalho, imagina cuidar dos filhos de outras 35 famílias? A responsabilidade é enorme, os compromissos, fora a energia gasta! Eu faço tudo isso com muito prazer, não estou reclamando, só acho que o nosso descanso é justo! Bom, mas férias servem para as crianças serem crianças, para aproveitarem a família, irmãos, parentes, amigos! Para passear, brincar, viajar. Durante o ano elas passam mais tempo com a escola do que com a família! É mais do que justo COM ELAS permitir que elas tenham um tempo para serem filhos, irmãos e curtirem não é?
Google imagens
Hoje vejo muitas famílias transferindo para a escola suas funções e por isso acabo vendo escolas totalmente assistencialistas! Cadê o foco? Os pais estão preocupados sim se os filhos faltam! Mas é para saber se receberão o leite no fim do mês! Não estou generalizando, mas garanto que essa é uma situação que se repete muito!
Enfim, já deu para perceber que eu sou totalmente contra a retirada das férias não é? E já que elas já chegaram, que tal ir lá curtir um pouco seu pequeno ou pequena porque é isso que eu vou fazer!

Beijos e fiquem com Deus!

Um comentário:

  1. Concordo com a tua opinião.
    As férias são importantes e necessárias para as crianças, não tem nem discussão.
    Beijos!

    www.mamaenadia.com
    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir

Obrigada! Sua participação é muito importante!

Tecnologia do Blogger.