A REALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA

Certo dia ouvi algo que me fez parar para pensar...

"Vocês da rede pública tem tudo nas mãos mas ainda não sabem... Temos problemas, temos, mas reclamamos demais e não percebemos o quanto temos!"

E não é que é verdade minha gente?
Desde que entrei na escola pública, minha motivação para ser professora foi sumindo. Ela já não era das melhores e só piorou...
Imagem google
 Eu nunca almejei ser funcionária pública. Tenho muitos parentes que são professores da rede pública e sei a batalha que enfrentam todos os dias.
A minha jornada na escola particular foi linda e terrível ao mesmo tempo. Aprendi a amar minha profissão e aprendi que nem todos que nela estão deveriam estar... Foi decepcionante.
Imagem google
No ápice da minha desesperança vem a informação de que eu tinha passo no concurso para a Prefeitura de São Paulo. Alegria e desespero... E agora? É isso que quero para mim?
Fui... E confesso que quando você entra nesse mundo, se sente meio preso, pelo que ele te oferece... O salário, a aposentadoria, o horário de trabalho etc... Mas, no pouco tempo que eu vivi essa experiência, pensei em largar tudo e virar qualquer coisa que não professora.
Mas Deus é tão maravilhoso que vai nos mostrando os caminhos, as felicidades e alegrias desse mundo e hoje eu me sinto muito mais motivada!
Imagem google
Minha primeira escola pública foi além de tudo um grande aprendizado! Deixei aquela professora de escola de classe A, para viver uma realidade impressionante! Quantas vezes voltei para casa chorando com tudo que via!?!?!
Bom, mas entre trancos e barrancos cá estou, e depois daquela frase me senti privilegiada por estar nessa profissão, na rede pública!

Conheço tantas professoras de escola particular que ralam o dia todo para ganhar quase nada!!
E a relação com pais? "Eu estou te pagando, então faça como eu quero!"
A falta de autonomia, pois devem seguir a risca o que a direção manda, as apostilas adotadas, o método de ensino que a escola impõe...
A insegurança de serem mandadas embora por qualquer coisa, ou pior, por coisa nenhuma!!
Sim, eu sei, estou falando só dos pontos negativos e também sei que existem outras tantas coisas maravilhosas, mas que são poucos que alcançam!
Imagem google
Na escola pública nós enfrentamos sim muitos problemas, mas acho que reclamamos demais! Nada está bom, tudo precisa melhorar, os governantes não estão nem aí, tá tá tá, eu sei de tudo isso, mas cade a nossa atuação em tudo isso? Cade o nosso esforço? Cade os anos de estudo tanto na faculdade, quanto para o concurso? Cade o nosso compromisso que não é com governante nenhum, é com a criança!!!

Imagem google
No final de todo meu pensamento, vi que realmente, o maior problema que a escola pública enfrenta hoje em dia, no caso das EMEIs (que é a minha realidade), é o número de crianças por sala! Gente me diz como que pode, uma única sala para 35 crianças de 4, 5 anos?!?!?!?! Não dá!!!
Mas em contra partida, temos um belo dum parque, um refeitório enorme, livros, brinquedos, professoras capacitadas! É só ter força de vontade!
Para vocês terem uma ideia, na minha escola em 2012, muitas crianças saíram de lá quase que alfabetizadas!! Sim... antes de completarem 6 anos!!
Imagem google
Então assim, hoje queria desabafar com vocês, pois só escuto reclamação e isso cansa...
Fiz até um vídeo contando sobre a profissão!
Vamos conferir?


Vamos agir!
Beijos e fiquem com Deus!

9 comentários:

  1. gostei do post, vc escreve muito bem, desconfiei que fosse professora. rs realmente trabalhar com filhos é um desafio! diante de todos esses obstáculos então, às vezes cansa mesmo, mas somos mulheres guerreiras e damos um jeito, não é?

    http://www.youtube.com/user/diegogomesmedina/videos?view=0&flow=grid
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Vida de professor é uma novela.
    Tô nessa novela a um ano e não consigo me acostumar, a diferença é que trabalho com os maiores, de 6 ano a ensino médio. Gostei muito do vídeo. Super beijo Jú

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Amanda!!!
    É verdade, cansa mas a gente não desiste!!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  4. Tatiane, é verdade, cada dia tem um acontecimento!!!
    Olha, trabalhar com os maiores para mim, é mais complicado... Eles não têm respeito mais... Que Deus te abençoe na sua jornada!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Ju, vou deixar meu blog aqui pra vc entrar tbm, se quiser é claro ;) http://www.maedevinteepoucos.com/


    bjos

    ResponderExcluir
  6. oi bom dia ! amei seus videos , e estou querendo fazer um curso na faculdade metodista mas a distancia , estou com medo de depois não ter o mesmo peso de uma presencial , pesquisei bastante ela é reconhecida pelo mec , o que vc acha ? obrigada bju :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada!!!!
      Então, eu conheço a Metodista, e parece que ela é boa sim!
      Na verdade, o presencial e à distância são bem diferentes, mas quem determinará a qualidade mesmo será vc e seu empenho! Eu acho que se tiver um currículo legal, boas referências, vale a pena sim!
      Bjos

      Excluir
  7. nossa muito obrigada pela boa vontade de me responder :) , eu vou começar agora no segundo semestre e vou me esforçar bastante para dar certo bju ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina!!!!!!!
      Vai dar sim! Qualquer dúvida pode me procurar!!
      BJoss

      Excluir

Obrigada! Sua participação é muito importante!

Tecnologia do Blogger.