ALIMENTAÇÃO INFANTIL - BLOGAGEM COLETIVA!

Hoje o post é super especial, pois pela primeira vez participo de uma Blogagem Coletiva à convite da mamãe Nádia do blog A Sós Mamãe Nádia.

Quando vi o tema logo me interessei pois é um assunto de tamanhã importância e que eu nunca havia parado realmente para pensar!
Depois de assistir o documentário "Muito Além do Peso", senti que uma mudança deveria ocorrer em mim.

O assunto acerca a alimentação é muito sério pois o número de crianças obesas e com problemas sérios de saúde vem crescendo cada vez mais e a idade em que tudo isso surge vem diminuindo e a culpa disso tudo é de quem??
Eu já conheci muitas crianças obesas e que "precisam" comer para se satisfazerem e eu sinto um aperto muito grande quando vejo isso pois vejo que elas, tão cedo, já se sentem dependentes da comida, o que se tornará um trastorno no futuro, isso se elas chegarem lá!!! Elas não conseguem brincar, amarram o tênis, nem ao menos ir ao banheiro sozinhas pois não conseguem se limpar!!! Sim, o assunto é muito sério e nós devemos nos preocupar.

Na escola onde trabalho, a alimentação das crianças é totalmente controlada por uma nutricionista e a comida é muito balanceada. Além disso, as crianças estão sempre brincando, correndo, pulando, se exercitando, o que acho muito legal e importante. Isso tudo em uma escola pública hein minha gente!!

Só que o problema não está aí... Está dentro da nossa casa.

Você já parou para se perguntar como anda a SUA alimentação? Ela se reflete no que seus filhos comem?

Eu tenho passado por esse dilema e quando a Nádia me convidou achei a oportunidade ótima para desabafar com vocês.

Eu nunca fui uma pessoa com a alimentação saudável, regulada, etc. Desde muito cedo eu tomava refrigerante, o que hoje se tornou um vício para mim, pois não consigo parar! Quando fiquei grávida extrapolei ainda mais nesse quesito e apenas quando Arthur nasceu foi que parei pois estava amamentando. Mas quando ele parou de mamar no peito o vício voltou...
Com a comida não é tão diferente. Sempre fui fã de doces e besteirol tipo fast-food, frituras e sal! Como eu como sal! Não sou gorda por genética mesmo, mas isso não significa nada, pois sempre fui fraca, e sempre precisei de suplementos. Também sou aquela "falsa magra", pois minha taxa de gordura corporal é alta! Eu sempre falo que vou melhorar, já até fiz acompanhamento nutricional, mas não adianta! Eu não tenho paladar para coisas diferentes! Não gosto de verdura, frutas, não tomo sucos, chás, e tudo que é saudável, não desce!

E ai vem o Arthur... E aí ele começa a comer "de tudo"... E agora? Nos primeiros meses, eu mudei bastante minha alimentação, mas por conta das cólicas dele. Passei a tomar mais sucos, água, comer mais fibras, menos frituras, etc... Mas tudo passou quando parei de amamentar.

Hoje vejo como ele sabe que aquilo que eu estou comendo não é o que ele come, mas por enquanto ele ainda come aquilo que preparamos e ponto. E sua alimentação é bem saudável e variada. Come frutas, legumes, arroz, feijão... Come de tudo... Mas também já descobriu as outras delícias da vida... Os doces, bolos etc...
Diante de tudo isso e ainda mais depois do documentário, vi que se eu não mudar, não vou conseguir fazer com que o Arthur mantenha a alimentação que faz hoje!

A mudança começa sempre em nós pois somos espelho e exemplo para nossos pequenos!
Ver meu filho obeso, sem conseguir correr, brincar, será terrível e eu não vou permitir!

Por isso, meu compromisso com meu filho e mais, com minha vida é:

Ajustar minha alimentação! Não eu não vou parar de comer tudo que como e passar a comer aquelas coisas de dieta (hahah), vou aos poucos, retirando aquele almoço só de fritura, inserindo frutas, alguns sucos, mas tudo moderadamente pois acho que tudo que é radical não dá certo e no fim dá errado duplamente!

Diminuir o consumo de refrigerante e evitar ao máximo que o Arthur o conheça. Sei que isso vai acontecer um dia, mas quero que ele tenha consciência de que não é tão bom quanto parece e que ele pode tomar sim, desde que moderadamente.

Para complementar, vou brincar sempre (como já busco) brincar com o Arthur! Temos espaço para isso então só resta colocar a criatividade em mente e botar o esqueleto para mexer!

São simples atitudes, mas que com certeza se refletirão no futuro!

E você, já parou para pensar se não está na hora de algumas mudanças??

Beijos e fiquem com Deus!

16 comentários:

  1. Amei a sua participação querida, muito obrigada por sua contribuição!
    Adorei ler seus desabafos e me senti mais empolgada pra continuar minha trajetória em busca de uma vida saudável aqui em casa.
    Muito obrigada! Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  2. É verdade, somos um exemplo em tudo para nossos filhos. Que fofura seu blog.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Querida vc esta ciente di que deve fazer e este é o primeiro passo, adnitirmos que estamos fazendo errado, afinal para cuidar bem do seu filho vc tem que estar bem primeiro e isso não significa ser magra, pq com certeza a genética influencia nisso e outros fatores, isto quer dizer ter uma boa alimentação.

    tb estou participando

    Bjs

    Gélia
    http://euquefizouquaseisso.blogspot.com.br/2013/02/alimentacao-infantil-e-dicas-de.html#comment-form

    ResponderExcluir
  4. Oi Juju!
    Bom conhecer vc!

    Pois é, menina, como a gente não pensa muito sobre as coisas quando não somos instigados a fazer isso né?!

    Tomara que vc tenha sucesso em suas propostas de mudanças!!! No início é complicado, mudar sempre é. Mas depois, assim como viciamos em refri, viciamos em água, hehehe, vc vai ver!

    Eu tb já aderi algumas modificações aqui em casa, mais pelo meu maior (porque o pequeno come super bem - ainda) e adivinha? Ele não está gostando muito né, mas faz parte! A gente não pode é desistir!!!

    Boa sorte!
    Beijocas
    Ju

    ResponderExcluir
  5. Que legal que está participando.
    Vc vai adorar.
    Acaba conhecendo novos blogs e se interagindo mais tb.
    Tb estou participando e que venha mais BC.
    Bju

    ResponderExcluir
  6. Ei Juliana!

    O documentário dá um "sacode" mesmo né?

    É importante a gente reconhecer os erros e mudar e, os acertos continuarem.

    Beijo, adorei o blog!

    ResponderExcluir
  7. Oi mamãe! Vejo que nossas dificuldades são parecidas, mas o melhor de tudo é saber que não estamos sozinhas nessa luta.

    ResponderExcluir
  8. Nádia, amei participar da BC!
    Seu incentivo vai fazer muitas famílias mudarem!!!
    BJos

    ResponderExcluir
  9. Tatiane, realmente, nossos pequenos se espalham em nós, por isso devemos sempre nos preocupar com o que fazemos, falamos, etc não é???

    Obrigada querida!
    BJos

    ResponderExcluir
  10. Gélia,
    pois é... assumir o erro é fundamental... Mudar hábitos é tão difícil, mas agora tudo que faço, penso primeiro no meu filho então tudo vale a pena!!!
    BJos

    ResponderExcluir
  11. Ju, ninguém disse que seria fácil não é mesmo?
    É mais uma prova de persistência, em prol da nossa saúde e de nossos pequenos! Quando parei de tomar refri na amamentação me acostumei com a água, e agora é voltar com vício nela ehehehe

    BJos e boa sorte com suas mudanças tbm!!

    ResponderExcluir
  12. Toninha,
    amei a experiência! Nem imaginada que o universo blogueiro materno fosse tão grande!!!!
    é mt bom poder trocar figurinhas com outras mamães! Eu adoro!!!
    Com certeza participarei de outras!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Andreia,
    é verdade. O mais impressionante é que nós já sabemos de tudo aquilo que ele mostra, mas parece que precisamos ver para crer não é?

    Obrigada!
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Anabela,
    eu não imaginava a dimensão disso, mas é verdade, estamos no mesmo barco e é muito bom saber que poderemos contar umas com as outras nessas batalhas heheh
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Adorei o blog.. já estou seguindo... quando quiserem meninas deem uma passadinha no meu blog e segue lá.. tb sou mamãe blogueira e de primeira viagem... beijinhos http://tudoqueeusempresonhei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Obrigada Mirley!
    Vou fazer uma visita no seu blog tbm!
    Bjos

    ResponderExcluir

Obrigada! Sua participação é muito importante!

Tecnologia do Blogger.