BLOGAGEM COLETIVA - MAMÃE TÁ DE OLHO: CONSUMISMO

Olá pessoal, tudo bem?
Hoje estou aqui novamente para participar de mias uma blogagem coletiva a convite da querida Nádia do blog A Sós Mamãe Nádia.

A série Mamãe Tá de Olho é muito legal pois nos faz refletir e repensar sobre vários aspectos e atitudes que tomamos com nossa vida e com a vida de nossos pequenos!!! A primeira blogagem coletiva foi sobre a Alimentação Infantil, se você não viu, clica aqui pra conferir!
E o tema de hoje é CONSUMISMO!
Achei super bacana e logo resolvi vir aqui aprontar o post para vocês.
Vamos lá:


  • COMO EU SOU:
Olha, devo confessar aqui que sou sim muito consumista e que às vezes até me deixo levar pela propaganda, pela mídia! Também me considero "mão aberta" para muitas coisas! Gosto de comprar coisas novas, gosto de poder ter aquilo que desejo, mas analisando bem a fundo tirei algumas conclusões.
Sou filha única, então vocês podem imaginar que sempre tive de tudo (dentro do possível né, pois as coisas não foram sempre "fáceis" por aqui...) e de um jeito ou de outro meus pais batalhavam para me dar tudo! Mas eu não cresci gananciosa! Sim, por mim eu teria tudo (T-U-D-O) que desejo, mas sei que as coisas não são bem assim.
Uma coisa que eu tenho pavor é de cartão de crédito! Quando eu e meu marido estávamos noivos, fizemos um curso na igreja (muito bom por sinal), como se fosse um "preparatório" para a vida a dois e um dos temas era sobre as finanças e eu descobri que eu até que sou bem controlada.
Todo mês eu coloco no meu caderninho as contas do mês, gastos totais e vejo o quanto sobra. Do que sobre, parte coloco em uma poupança e parte deixo na conta para gastos gerais.
Eu procuro sempre manter o controle de tudo, então não extrapolo no celular, nem no cartão! Eu raramente uso meu cartão de crédito, apenas para quando é extremamente necessário! Agora com o Arthur, alguns gastos extras surgem e acabo utilizando o cartão, mas sempre evito! Prefiro guardar dinheiro, conseguir um desconto e pagar na hora, sem acumular dívida! Odeio chegar no começo do mês e ver que tenho que pagar algo que comprei há meses atrás!
Imagem Google
Mas eu confesso que às vezes fujo do controle e acabo comprando mais do que deveria!
Sou péssima em pechinchar! Então nunca insisto muito no desconto, peço uma vez, se não dá, não deu...
Agora com a reforma da casa tenho tentado controlar ao máximo, mas é difícil!
Enfim, eu me considero uma pessoa controlada financeiramente, mas que gosta de comprar!!
  • COMO É EM CASA:
Aqui em casa é uma mistureba! Meu pai é mais consumista, minha mãe quase nada! Meu marido é e não é! Ele "se joga" para algumas compras, toma coragem e põe no cartão, mas é muito específico quando quer comprar, pesquisa, pechincha demais e nunca sai pegando tudo que vê!
  • COMO EU ME VEJO NO FUTURO COM O ARTHUR:
Bom, o Arthur ainda é muito bebê para já querer tudo e entender um pouco sobre essa questão, mas eu já penso muito em como isso vai ser no futuro. Tenho certo receio de não conseguir dizer o famoso "não", pois a gente sempre quer dar tudo para nossos filhos não é?
Mas sei que tudo deve ter um controle! Hoje eu saio e tudo que vejo quero comprar para ele! E quando ele for maior e sair comigo???? Preciso me controlar desde já!
Os avós, já viu, sempre estão com uma coisinha aqui, outra ali e sei que vai ser sempre assim!
Agora, quero ver quando chegar na época dos eletrônicos, pois hoje com 2 anos eles já sabem pedir um tablet minha gente!!!
Eu tive meu primeiro celular com quase 13 anos (e hoje acho que até foi cedo!), mas se vocês olharem por aí, com 9, 10, as crianças já estão ganhando um!! E não adianta, a mídia faz a cabecinha deles fácil, fácil e cabe a nós controlarmos essa situação!

Quero desde o começo deixar bem claro que certos gastos são importantes e outros nem tanto. Que tem coisa que pode esperar e tem coisa que não! Que tem coisa que fica mais barata e não precisa de tanta pressa para se ter e tem coisa que não ver ter mesmo que o preço abaixe!
Acho muito legal, pais que dão algum dinheiro todo mês para seus filhos e eles devem aprender a controlar seus gastos! Acho que isso cria um senso de responsabilidade muito importante e necessário!
Tenho um primo de 11 anos que ganha seu dinheirinho e sabe onde gastar e quando ele quer algo como um jogo de vídeo-game, figurinhas, ou algo que não estava previsto, ele usa seu próprio dinheiro!!
Imagem Google
Enfim, hoje essa questão de ter está muito ligada ao poder e acho que devemos mudar isso! Apesar de sermos bombardeados quase que 24 horas por propagandas, devemos ter discernimento acima de tudo!!!

É isso... acho que disse o que penso à respeito e espero que vocês tenham gostado!
E me diz, como você é em relação ao consumismo???

13 comentários:

  1. Amei a tua participação, Ju! Adoro a sua opinião. E você foi bem aberta e sincera, gosto disso. Pois essa BC é pra fazermos uma reflexão em nós mesmos, não pra dar lição nos outros. E senti que você cumpriu muito bem esse propósito!
    Estou amando o seu blog, e estou sempre por aqui. Acho que somos bem parecidas.
    Obrigada pela participação! No dia 12 de maio tem a próxima edição, dessa vez sobre "TELEVISÃO, COMPUTADOR E VIDEO GAME", conto com você!
    Beijos, tenha uma ótima semana!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na mais uma vez eu amei participar da BC! Quero estar sempre presente nessas blogagens! Também me identifico muito com você e às vezes acho que já somos amigas de tempos...
      Pode deixar que já vou pensar no próximo tema! Dia 12 é meu primeiro aniversário de casamento então já vou deixar tudo pronto!
      Bjos pra você!

      Excluir
  2. Oi querida mamãe!
    Passando para dar uma olhadinha na sua BC,
    também estamos participando.
    Adorei o post!
    Bjos
    Tatty
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/2013/04/blogagem-coletiva-mamae-ta-de-olho-no.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida!
      Já passei lá no seu blog!
      Bjoa

      Excluir
  3. Ei Juliana!

    Já vai mesmo pensando porque rapidinho o Arthur cresce, rs. É difícil educar né? A gente já quem que ir pensando no futuro.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Andreia! Num piscar de olhos eles crescem né?
      É praticamente uma missão que temos!
      Bjos

      Excluir
  4. linda vejo que isso já estar na sua mente em controlar e ter responsabilidade
    como seu pequeno ainda não tem noção
    evite deixar ele assistindo televisão opte
    por dvd longe de comerciais
    amei a BC também participei e mai
    lindo domingo bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda! É verdade! Manter longe o quanto for possível!
      Um dia ele verá e será influenciado mas quero estar pronta para ajudar e explicar tudo da melhor forma possível!
      Bjos

      Excluir
  5. Bem legal que consegues fazer uma poupança. São poucas as pessoas que o conseguem fazer. Quanto ao dinheiro para os filhos aprenderem a usar, é o que faço aqui em casa. Escrevi sobre isto na minha participação aqui. Abs.

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem que vc está preoculpada com isso. A TV está repleta de coisas e se nós não policiarmos compramos tudo mesmo.
    Aguardo sua visita no Papo de Mãe.
    Bju
    Toninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos sempre estar atentos né?
      Vou visitar sim!
      Bjo

      Excluir
  7. Juliana,

    Cheguei no seu blog através da BC.

    Realmente concordo com vc o segredo é saber controlar.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada! Sua participação é muito importante!