REFLEXÃO

Olá pessoal, tudo bem?
Hoje estou aqui para falar se um assunto que surgiu há algum tempo, mas só agora resolvi sentar para escrever...

Imagem google
Certo dia, minha mãe disse: "Sabe, a educação não é mais a mesma, ela não serve mais para os professores antigos, infelizmente..."
E eu fiquei pensando nisso...
Estou fazendo uma monografia sobre a auto-estima do professor, um trabalho totalmente voltado para o professor, como pessoa!
Vejo um cenário complicado no meu contexto de trabalho e quando ouvi minha mãe dizendo aquilo, muita coisa se encaixou.
É impressionante o número de professores antigos que estão praticamente descrentes da nossa educação! Nem a aposentadoria os anima mais!
Os professores antigos, por mais tradicionais que sejam, possuem uma visão tão bonita sobre a educação, tão sensata, que muitos professores e pais deveriam escutar e internalizar!
Hoje, infelizmente, a escola tem o papel quase que integral na educação de uma criança e cabe ao professor lidar com as maiores adversidades e enfrentar os maiores desafios, por vezes fora de sua função e mesmo assim a família não se dá por satisfeita.
Quem lembra dos antigos professores sabe do respeito que para com eles se tinha. Da autoridade que eles exerciam ao apenas falar. Na educação que os alunos apresentavam durante as aulas. Da vergonha que sentíamos ao "fazer coisa errada" e eles descobrirem. Do medo de levar uma advertência ou de os pais serem chamados na escola!
Imagem google
Isso, hoje, é coisa rara de se ver! Hoje o professor tem tanta autoridade quanto uma formiga no meio da Avenida Paulista.
Respeito é uma palavra que praticamente saiu do dicionário e com isso a descrença, o desânimo e a desistência são cada vez maiores.
Agora eu entendo porquê minha mãe diz que a educação não é mais para os professores antigos!
Eu ainda tenho esperança na educação do Brasil, mas do jeito que ela anda está muito difícil de acreditar em alguma mudança.

Mais um desabafo para a gente pensar...
Mais um motivo para eu continuar a lutar e melhorar!

Beijos e fiquem com Deus!

2 comentários:

  1. Oi Jú!!!! Concordo com você.... Hoje está cada vez mais difícil ser professor no Brasil.Infelismente!!!! Não se vê mais aquele respeito que se tinha pelos professores de antigamente.... E isso está começando cada vez mais cedo.... Mas precisamos ensinar nossos filhos a terem o mesmo respeito e carinho que tínhamos.... Quem sabe assim alguma coisa muda????? Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Maria! A educação começa em casa! Isso é o essencial! Eu ainda tenho esperança! Afinal estou no começo da minha carreira!

      Bjos

      Excluir

Obrigada! Sua participação é muito importante!