VIDA DE MÃE - DOUTOR, MEU FILHO NÃO FALA!!

Olá pessoal, tudo bem?

Na última consulta do Arthur no pediatra, em julho, eu dei um xeque mate no doutor! Cheguei e perguntei:
- "Ô Doutor, que dia meu filho vai começar a falar hein?"
Toda consulta do Arthur eu faço essa brincadeira com o médico e meu pai completa:
- "Doutor eu quero 'Vovô eu te amo', vai demorar?"
Imagem google
É lógico que eu perguntei na brincadeira, mas hoje eu vim falar sobre a fala da criança, um assunto que muitas mães se perguntam e eu acho legal expôr e minha opinião e experiência sobre!

Pois é, o Arthur está para completar 2 anos e ainda não fala! A lista de palavras dele ainda é bem restrita se comparado à de muitas crianças da idade dele!
Ele é muito esperto e já entende praticamente tudo que falamos, concorda e discorda de várias coisas, sabe quem são os personagens dos filmes, reconhece os pais, avós, etc, mas para falar é só: mamãe (ou mãããããããããe), papai, vovó, vovô, iiiiiiiihhaaaaa (para o Woody do Toy Story), esse, tim (para sim), beeeeem (para vem!!!!), gol, ão (para chamar o João - cachorro), mais e algumas outras pequenas palavrinhas.
Eu nunca fiquei encucada com isso, pois sei que cada criança tem o seu tempo e ritmo de se desenvolver e que cabe a nós o estímulo para que cada evolução aconteça da melhor maneira possível!
Mas é lógico que sou mãe e apensar de saber bem sobre desenvolvimento infantil, quero ver o Arthur soltando a matraca por aí!
Eu brinco que ele é preguiçoso pois prefere murmurar algo do que falar. Prefere nos pegar pela mão e levar até o que ele quer!
Aqui em casa não falta estímulo! A família fala pouco (só que não!), cheia de pedagogos que ficam ensinando de tudo, mas ele tem o ritmo dele e isso nós não podemos interferir!
Eu também já ouvi que menino demora mais do que menina e eu fui tirar essa dúvida com o pediatra e olha que explicação interessante ele me deu:
A mulher tem um período fértil (o que biologicamente é o mundo da mulher, o tempo que ela tem para cumprir o que veio fazer nessa terra) muito curto, que vai desde que ela começa a menstruar até a menopausa. Se pararmos para analisar, o tempo é bem curto e para alguns organismos mais ainda. Os óvulos vão se acabando e a mulher deve correr contra o tempo para atingir os picos de desenvolvimento, se não ela não engravida!
A mulher desde que nasce deve correr e fazer mil coisas para alcançar os objetivos, pois seu tempo é curto.
O homem não... Ele amadurece a ponto de reproduzir mais tarde, mas em compensação sua fertilidade dura muito mais do que a da mulher.
O doutor me contou de casos de homens de 70 anos que engravidaram suas mulheres (bem mais novas é claro...).
Então eles não têm pressa nenhuma para nada nessa vida (a gente sabe bem né?), e tudo vai acontecendo mais lentamente e com a fala não é diferente!

É lógico que cada um é cada um e isso não é para 100% dos homens e mulheres do mundo, mas num geral é normal os meninos demorarem mais para amadurecer.
É simples, coloque um jovem de 18 anos na frente de uma menina de 18 anos. São bem diferentes do ponto de vista maturacional não é?

Eu vejo pelo número de homens que não se casam e ficam na casa dos pais até passarem dos 30 anos! Eu raramente vejo isso em uma mulher! Se ela não casou, já tomou seu rumo e é bem independente!

Enfim, com todo esse blá blá blá eu só quero dizer para você que está super aflita para seu filho começar a falar, fique tranquila!
Estimule o máximo possível e acompanhe o desenvolvimento dele! Se com 2 anos ele ainda não pronunciar nada, procure um médico e ele analisará e te indicará o melhor a ser feito!
Do mais, curta cada momento, cada conquista!
Eu estou aqui me derretendo toda com cada "mamãe" pela casa que escuto!!!

Beijos e fiquem com Deus!

10 comentários:

  1. Adorei o post Jú... Daqui á pouco o Arthur vai estar falando pelos cotovelos pela casa, porque quando eles começam não param mais!!!!!!É verdade, cada criança tem seu tempo e a nós cabe os estimular.... Quando minha menina era pequenininha, eu dizia uma palavra e falava pra ela repetir, era muito fofo ver ela falando tudo errado.... Quando me dei conta ela estava falando tudo... E mais um pouco!!!!! Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  2. amiga super normal essa demora viu? com o Bernardo foi até engraçado porque com 1 ano e 8 meses ele falava bem pouco...assim que completou 2 anos começou do nada a falar feito uma matraca haha e hoje a gente pede pra ele ficar quieto hahaha. beeijo amei o post como sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai eu sei amiga! É que a gente fica ansiosa pra tudo né?
      Dizem que parece que quando a criança faz 2 anos tudo muda! Como se um botão fosse acionado!!!!

      BJosss

      Excluir
  3. Oi, nunca preocupei-me com isso. Aninha mesmo em hotelzinho, ou seja contato com outras crianças, só virou uma tagarela depois dos dois anos. Antes era so papai e mamãe. Acho que cada criança tem seu tempo.
    bjs

    www.cantinhodali.com

    ResponderExcluir
  4. É verdade, sou mae de menina e com 1 ano e meio ela ja completava frases, falando tudo. Mas cada genero tem seu tempo mesmo, pq pra andar ela so começou com quase 1 ano e 3 meses rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vê, pra cada etapa cada um tem o tempo certo né?
      BJoss

      Excluir
  5. Respostas
    1. Hoje ele fala tudo e super bem! Algumas letras ainda soam diferentes, mas acredito ser mais pelo comprometimento que a chupeta trouxe. Mas ele está super desenvolvido!!
      Bj

      Excluir

Obrigada! Sua participação é muito importante!

Tecnologia do Blogger.