Olá pessoal, tudo bem?

Hoje vim aqui falar de um assunto um tanto quanto polêmico, mas que eu acho que deveria expor minha opinião já que tenho o blog e tenho uma opinião!
Claro, ninguém é obrigado a concordar comigo, mas todos são obrigados a respeitar a minha opinião hehehehe! 
Imagem google
Bom, hoje vamos conversar sobre a hora certa para colocar nossos filhos na escola!!
A minha opinião será tanto como mãe, quanto professora de educação infantil!

Já começo dizendo que Arthur vai começar na escola ano que vem, quando estiver com 2 anos e 4 meses.

A MINHA opinião é de que por volta dos 2 ou 3 anos, seja a fase ideal para a entrada da criança na escola.
Por que?
Com dois anos a criança já está amadurecida o suficiente e pronta para o contato social que a escola propicia. 
Nessa fase também ela já consegue se expressar, ou seja, por mais que ela não fale tudo, ela já consegue nos “contar” as coisas o que eu acho importantíssimo, não por não confiar na escola ou na professora, mas pela própria criança!
Sabemos que apesar de muitas escolas oferecerem uma mega estrutura, antes dos dois anos o que acontece é cuidado! Sim, muita estimulação, mas o essencial é o cuidado! Trocar fralda, dar comida, deixar brincar e colocar para dormir, basicamente é isso.

Ah, então você é contra colocar a criança antes dos dois anos?
NÃO!

Hoje as mamães estão cada vez mais envolvidas com a vida profissional e muitas vezes sem ela, não há condições de sustentar a família! Portanto, a escola é a melhor opção para se deixar um bebê! Eu prefiro mil vezes escola do que babá! Então, nesse caso eu sou totalmente a favor da escola antes dos dois anos.

O que eu quero dizer é que se há a possibilidade, eu acho bem legal que a mãe (= família) consiga ficar com o filho até os dois anos.
Nesse tempo, nós (família) somos extremamente capazes de proporcionar tudo o que um bebê precisa!

A partir dos dois anos a criança está preparada para novos estímulos, para novos contatos, para novas aprendizagens que só a escola pode dar!

Por aqui, pensamos em colocar o Arthur em agosto, pouco mais de um mês antes de ele completar dois anos, mas achamos melhor esperar um pouco mais.
No começo de 2014 ele estará com 2 anos e 4 meses, a idade que eu acho ideal. Hoje, eu tenho a possibilidade de deixa-lo com minha mãe ou minha sogra para conseguir ir trabalhar, ou seja, são pessoas de extrema confiança, então fico tranquila, mas eu acho que o Arthur já está preparado para essa nova etapa. Ele é muito ativo, esperto e explorador. Mas fica muito pouco com outras crianças e eu acho que ele sente falta!

Portanto, essa é a minha opinião!
Acho que a partir dos dois anos a criança está pronta para a escola!
Mas é claro, cada criança é única e cada mãe sabe o momento certo, portanto, siga sua intuição!!!

Nós vamos começar a temporada de caça à escola e eu vou atualizando vocês sobre os aspectos que eu acho essencial a gente saber para escolher uma escola!


Beijos e fiquem com Deus!

4 comentários:

  1. Também acho que essa idade de 2,3 anos seja uma boa fase para colocarmos os pequenos na escola.... Eu morria de medo de mandar a minha pra escola, por achar que eu iria sofrer muito mais com a "separação" do que ela.... Mas hoje vejo que fiz a coisa certa, foi ótimo para o desenvolvimento dela!!!!! Por mais que algumas crianças tenham um pouco de dificuldade para se adaptarem á esse novo mundo, é sempre o melhor para elas.... Também prefiro mil vezes escola do que babá!!!! Beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Maria, eu acho que vou sofrer mais que ele viu!!
      Mas é necessário!!!
      BJos

      Excluir
  2. Concordo plenamente com vc...!! Foi a atitude que tomei até pra voltar a trabalhar...!! Que só colocaria a Lolo quando ela soubesse expressar oq acontece com ela no dia...!! Maravilhoso esse post. Parabénssss beijos em vcs

    ResponderExcluir

Obrigada! Sua participação é muito importante!

Tecnologia do Blogger.