COMEÇANDO UM BLOG!

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje vim aqui fazer um post especial, pois foi um pedido que recebi da querida Jaciara Lima e achei a ideia super bacana!
De início eu ia gravar um vídeo (e se vocês preferirem/quiserem eu faço depois), mas como quero mostrar algumas imagens, resolvi fazer em post mesmo, espero que dê certo.
Bom, o tema de hoje é "Começando um blog".
A Jaciara veio me pedir dicas de como ter um blog para quem é iniciante, dicas rápidas e fáceis para quem quer ter um blog mas não tem experiência, programas sofisticados, tempo de sobra, etc., e eu achei a ideia muito legal, pois eu ainda me viro nos 30 por aqui, não tenho acesso a grandes programas de edição de fotos e vídeos e tive que aprender na marra (e com muita ajuda do marido) alguns truques bem bacanas!

Aí eu resolvi montar um tutorial (bem simples) de tudo que você precisa saber para ter um blog que ainda não é profissional, mas que pode ser bem bacana!

Para começar você deve escolher em que plataforma (é assim que fala?) você vai construir seu blog e eu só conheço duas: wordpress e blogspot ou blogger.
Eu escolhi o Blogspot porque achei mais simples e fácil de explorar e usar as ferramentas.
Ao se cadastrar é só seguir as instruções e fácil fácil você já cria o layout, ou seja, a cara do seu blog. O próprio blogspot fornece uma série se layouts prontos ou você também pode colocar no Google "layouts gratuitos" que aparecerão vários! Ou então você pode contratar o serviço de algum Web designer para criar um layout só seu!

Parte estrutural pronta você deve pensar no conteúdo a ser postado! Vai ser relevante? É algo que você leria caso estivesse do outro lado da tela? É algo repetitivo? Você conseguiu dar uma cara nova ao conteúdo?
Agora a frequência: quantas vezes postar? Eu costumo postar de segunda a sexta. Essa rotina é alterada caso eu não dê conta ou caso algo diferente apareça para ser postado num final de semana.
Tem blogs que postam mais de uma vez por dia até! Isso vai da sua disponibilidade e quantidade de informação!

Sempre releia seus textos antes de postar! Um erro ou outro podem até passar, mas cuidado com erros graves! Cuidado também com tamanho de letras, cores, estilos! Muita mistura num único post deixa a coisa com cara de mal feita!
Cuidado com o vocabulário! Gírias, abreviações, palavrões e coisas do tipo não combinam!!!

Outra coisa que eu acho importante é, se possível, colocar uma imagem ao menos em cada post. Elas chamam atenção e harmonizam um texto longo, por exemplo. Lembre-se sempre de colocar a fonte da foto!

Procure canais de divulgação. Hoje em dia, as redes sociais são as nossas maiores aliadas então use a abuse delas!

Uma dica preciosa é: Se sobrar um tempo, prepare diversos posts e programe-os! Isso facilita muito a nossa vida! Às vezes você acha que vai ter tempo e na hora não consegue fazer nada e o blog fica lá abandonado!

Olha, manter um blog não é fácil, pois o compromisso é contínuo e não é sempre que estamos disponíveis, portanto programe-se!
Tenha um caderno para as anotações do blog.


Eu tenho um caderno só de calendário, desde a fundação do blog, o primeiro post! Anoto tudo que já foi postado e à lápis os futuros posts, pois dá para fazer alterações.
Tenho outro caderno só de anotações gerais, ideias e tudo que surge e tenha relação com o blog.

Bom, agora vamos à parte das "maracutaias"!
Como editar um vídeo sem um belo programa de edição?
Eu uso ainda o Movie Maker! Velho conhecido de praticamente 99% da população! É um programa muito simples e fácil de usar e que apesar disso possui diversas ferramentas.

A dica que eu dou é: MENOS É MAIS! Não fique "emperequetando" seu vídeo, muito menos se você não tem experiência! Faça edições simples, só as que realmente precisam, como cortar partes muito erradas, cenas vazias, etc. E faça os cortes de maneira simples, não coloque aqueles efeitos mega estratosféricos, pois fica algo feio e chato de ver!
Crie uma abertura e uma finalização para seus vídeos asism você divulga seu blog, dá uma cara e um nome ao seu vídeo, se identifica e ainda divulga redes sociais, etc.

Eu estou evitando colocar músicas por conta de direitos autorais! O Youtube está barrando muito e eu não entendo muito dessa parte legal da coisa, então evito.

Agora as fotos tanto do blog quanto dos vídeos, como editar? Como criar?
Eu não sei usar o Photoshop, meu marido tem no computador dele mas eu não se usar e não tenho no meu e é um programa bem caro!

Mas é super importante também deixar sua marca nas suas fotos!
Aprendi com o marido que o querido Power Point é um super amigo para essas horas!
Vou tentar ensinar um passo a passo de como colocar seu nome na foto e como fazer uma montagem para vocês terem uma ideia.
Aqui você pode salvar ou não a apresentação. CAso você queira editar posteriormente essa mesma foto vale a pena. Eu já não salvo mais!
 Pronto, a foto com o nome do blog!

 Algumas fotos ficam com uma sobra branca, essa no caso foi da minha edicação para esse post. Para eliminar eu uso outro super colega: o PAINT!

Bom gente é isso!
Acho que consegui passar um pouco do que sei e tenho feito para vocês!
Espero que ajude quem está começando agora ou quem não tem muitos recursos como eu!!!

Beijos e fiquem com Deus!

6 comentários:

  1. Cheguei a conclusão que criar e manter um blog, é uma tarefa que exige muito.....Kkkkk!!! Adorei o post Jú, não imaginava que fosse assim!!! Ficou tão bem explicado que acredito que sua leitora deve ter entendido direitinho!!!!! Grande beijo!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Maria! Dá um trabalhão mas é muito bom! Eu amo!!!!!

      Obrigada!!!
      Bjos

      Excluir
  2. Nossa Ju amei o post,me ajudou bastante,apesar de eu ter deixado o blog de lado desde novembro...e tava sem tempo pra fazer post legal,pq com duas crianças é bem dificil...mas eu gosto muito e vou ver se volto em breve....um grande beijo e até mais ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, imagino como deve ser corridomesmo! Mas é muito bom né! Vê se volta mesmo!!!!
      BJosss

      Excluir
  3. oi Ju obrigada pelo post vc explicou muito bem entendi tudo adorei
    bjss vc é uma querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou!!!!!!!!!!!!!!!

      Gde bjo!

      Excluir

Obrigada! Sua participação é muito importante!