PLANO DE PARTO

Olá pessoal, tudo bem?
Esses dias postei uma foto parcial do meu plano de parto e prometi que viria contar um pouco mais dele para vocês.

Imagem google
Na gravidez do Arthur nem sabia da existência de um plano de parto! Foi tudo tão mecânico e controlado pelo médico que eu não tive a chance de falar nada e eu nem sabia que podia!

Quando aprendi sobre o parto humanizado encontrei vário sites que falam para a gestante ter um plano para o parto, escrito e assinado pelo médico, sim, como se fosse um documento, pois tudo que está escrito lá deve ser seguido a partir do momento em que se entra em trabalho de parto, por isso o médico deve consentir.

Eu perguntei para o meu obstetra se ele achava necessário, já que faz parte da conduta dele procedimentos totalmente humanizados e ele é contra qualquer intervenção desnecessária, então até achei que poderia ficar sem meu plano, mas não. Ele disse que é bom fazer, "apesar de no meu pacote já estar incluso tudo aquilo que você sabe", como ele mesmo disse...

É legal sim ter um plano de parto, independente do médico pois o hospital (no caso do parto ser feito em um) ou o lugar onde acontecerá o parto, deve saber também quais são as vontades e escolhas da mãe e deve respeitá-las.
O que vemos muito são situações onde o próprio hospital acaba induzindo a mãe a fazer coisas que ela seria contra, se aproveitando de um momento em que ela está mais frágil e vulnerável.

Então eu fui pesquisar, obter mais informações sobre o que eu poderia ou não exigir (e olha que tinha muita coisa que eu não fazia ideia que existia!!!) e montei o meu plano.
Como todos nós sabemos, o parto é um momento único e imprevisível. Nós podemos planejar muitas coisas mas na hora acontecer outras, mas nem isso nos impede de exigir algumas coisas, como por exemplo a informação sobre o porquê nosso trabalho de parto tomou novos rumos, o que será feito, como será feito, etc!

Para fazer o meu plano eu li alguns modelos que vocês encontram fácil fácil no google, mas utilizei principalmente informações do site Amigas do Parto. Nele você encontra um passo a passo perfeito para fazer o seu.
Eu primeiro escrevi de cabeça mesmo, coisas que eu gostaria ou não que acontecessem e depois peguei o modelo e fui acrescentando ou alterando o que era necessário.
E meu Plano de Parto ficou mais ou menos assim:

 Ainda não mostrei para o obstetra pois não tive condulta, mas mostrarei assim que possível e qualquer alteração conto para vocês!

Espero que tenham gostado!
Beijos e fiquem com Deus!


7 comentários:

  1. Quando tive minha filha, não podia nem imaginar a importância de um plano de parto, lendo seu post cheguei a conclusão: Toda futura mamãe precisa de um.....
    Jú, parabéns, pois com seus posts super informativos, creio que você tem ajudado e muito tantas outras mulheres, já gravidinhas ou não....
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  2. ótimo!!!!
    Também nunca tinha escultado sobre plano de parto e achei incrível nossa... muito incrível!!!!!

    Gostei muito!!!!!!

    beijo S2

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por compartilhar! Serviu de modelo para a elaboração do meu plano de parto :*

    ResponderExcluir

Obrigada! Sua participação é muito importante!

Tecnologia do Blogger.