VIDA PROFISSIONAL: TRABALHANDO NA ESCOLA PÚBLICA - INGRESSO

Olá pessoal, tudo bem?

Vamos continuar o papo sobre "ser professor"?
Se você ainda não leu nenhum post sobre o assunto, clica aqui, aqui e aqui.

A partir de agora vou entrar no tema que eu mais "domino" no momento e que mais posso compartilhar com vocês. Também sei que muitas pessoas têm dúvidas sobre o trabalho na prefeitura e não sabem se vale a pena ou não tentar o ingresso.

Hoje vamos falar sobre o processo de ingresso na prefeitura (especificamente de São Paulo, cada município pode ter suas especificidades).

Imagem google
Para você entrar na carreira pública como professor, precisa necessariamente passar por um concurso público.
Geralmente, os concursos são realizados num intervalo de 2 a 4 anos, ou seja, você presta em 2014 e passa (mas ainda não é chamado), tem até 2016 ou 2018 para ingressar!
Você presta o concurso  e passa, mas pode não ser chamado logo de primeira. A cada chamada, um número "X" de candidatos vão fazer sua escolha. Não haverá outro concur., mas isso pode demorar.

Para o concurso, sempre sai um editorial com todas as informações burocráticas do processo além do conteúdo a ser abordado na prova.
Existem apostilas sobre as disciplinas e elas são bem valiosas, eu recomendo a aquisição delas. Você também pode optar por "cursinhos" preparatórios, mas vai da sua opção, eu não fiz.

É comum o resultado do concurso demorar para sair. Eu prestei a prova em fevereiro e só assumi em outubro. A resposta saiu em agosto!

Quando você recebe a notificação de que passou, deve seguir todos as indicações para a escolha e isso é um processo burocrático que pode ser alterado, então não vou especificar, mas você sempre saberá o que fazer.

Depois desse processo que envolve mais o RH, você será chamado para escolher a escola que quer trabalhar, fará exames admissionais e estará pronto para assumir.

Para escolher a escola: primeiro você deve pesquisar qual diretoria de ensino que  ficar e elas são divididas por bairros (Ex.: freguesia do ó, jaçanã, tremembé, são miguel, butantã, etc...). Cada diretoria administra um "x" de escolas.
Depois você deve fazer uma lista com as escolas de sua preferência, seja por localização, seja por que você já a conhece.
Faça a lista e procure informações sobre elas. Ligue, vá visitar quantas puder, conheça o etinerário.
Essas informações você encontra no site da Secretaria Municipal de Educação .

Você receberá uma notificação do dia e horário em que deverá fazer a escolha da escola. Ao chegar no RH você verá um quadro com todas as escolas e as vagas. Conforme as pessoas vão escolhendo, eles tiram as vagas. Quanto mais afastada a escola, mais vagas ela terá!
Depois que você escolhe você deve ir até a escola, entregar a documentação, escolher o período (ou não, muitas vezes, no início, você não escolhe nada, vai no que tem!) e terá um prazo para iniciar.

E pronto!

O próximo post eu falarei sobre os horários de trabalho, processo de evolução de carreira, etc!

Beijos e fiquem com Deus!

1 comentários:

  1. Ótimo!!! amo ler estes posts!!!
    Ansiosa para os próximos de carreira do professor na escola pública!!!!!! Amandooooooooo....

    E mudando de assunto... Parabéns pela chegada do Matheus, muita saúde, paz, amor , bençãos... para o lindo, você e toda sua família!!!!

    Sei que agora serão menos posts e vídeos publicados, mas será por um bem maior!

    Eu intendo e acredito que as outras leitoras também vão intender essa "ausência". Mas não se esqueça de nós!!!! Quando puder, nos de notícias!!!! rsrs.

    De qualquer forma vou estar ansiosa para qualquer post e vídeo que você possa publicar!!!!!!!! S2

    PARABÉNSSSSSSSSSSSSSS mais uma vez!!!!

    Beijão.

    ResponderExcluir

Obrigada! Sua participação é muito importante!