POR QUE MATHEUS NÃO SOFRE COM AS CÓLICAS?

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje vim conversar sobre um tema que praticamente 100% das mamães já se depararam, muitas sofreram e muitas ainda sofrem!! As temidas CÓLICAS nos bebês!

Quando eu tive o Arthur sofri! Sofri horrores com as cólicas e não consegui fazer nada para que elas fossem embora! Massagem, remédio, mudança na minha alimentação e tudo mais, mas elas não paravam!

Matheus chegou e lá fui eu encucar novamente com elas! Os primeiros quatro dias foram muito tranquilos, Matheus quase não chorava e eu estava até achando estranho, mas a situação mudou quando os choros vieram e eu logo disse: "Olha lá, são as cólicas tadinho...".

A minha sorte é que, um pouco mais experiente e mais curiosa, fui procurar explicações para essa fase tão terrível que as mamães e os bebês passam, e qual não é a minha surpresa quando descubro que RARAMENTE um bebê chora por cólica???

É, eu também fiquei surpresa e por isso fui pesquisar mais sobre o assunto!
Como a minha forma de lidar com o Matheus está sendo bem diferente de como foi com o Arthur, eu consegui enxergar e concordar com tudo que aprendi a partir daí!

Por isso hoje quero passar um pouco do que descobri para vocês, pois sei que muitas mães ficam desesperadas só imaginando ou vendo seus bebês chorando com as "cólicas"!

Nós temos a mania de, assim que o bebê nasce, querermos educá-lo a ficar no berço, no carrinho, na cadeirinha, mas nunca no colo! Claro, no colo o bebê fica manhoso, no colo o bebê desacostuma, no colo você estará deseducando o bebê, não é isso que ouvimos?

Quando o bebê nasce, nasce uma mãe nervosa, que não sabe ao certo como reagir a algumas situações e acaba ficando extremamente irritada!

Quando o bebê nasce a mãe pensa: nossa, agora vou parar de comer tudo que o pediatra recomendou por que dá cólica no bebê, aí ela vai ver e TUDO que ela comia, tudo que ela mais gostava, dá cólica! É leite, feijão, brócolis, milho, bolo, etc e ela fica praticamente a base de água para se sentir mais tanquila em não ser a culpada pelas cólicas no bebê.

É gente, eu passei por tudo isso também, mas graças a Deus aprendi a tempo de mudar essa situação com o Matheus!

Vamos lá...
Se um bebê chorasse por cólica, ele não se aquietaria assim que a mamãe o pega, o nina, dá carinho e afago a ele!
O bebê não chora por que está dengoso, manhoso, mal educado. O bebê chora pois está incomodado com alguma situação, seja ela a fralda suja, a fome ou os GASES. Sim gases! Isso sim o incomoda e são coisas fáceis de lidar: troque a fralda, amamente, faça massagens ou deixe o bebê arrotar! Um simples arroto preso, ou um pum, pode causar um verdadeiro incomodo no bebê e isso não é cólica!

Agora quer ver um choro que a gente nunca liga? O choro da saudade, do quero colo, quero carinho!
Aqui em casa, o pediatra sempre alertou pelos motivos do choro e em nenhum deles estavam esses!
Ou seja, o bebê chora pelas necessidades fisiológicas dele e por que é manhoso certo?

É meu povo, infelizmente é assim que a maioria das pessoas enxerga um serzinho que acabou de chegar a esse mundão louco e tenta ao máximo fazer com que ele se acostume a ficar sozinho, sem depender de ninguém, olha que triste!

Um bebê até os 3 meses, geralmente chora pois ele não sabe ainda viver aqui fora! Além dos choros fisiológicos, ele chora porque quer COLO, CARINHO, DENGO DE MÃE! E não só porque ele quer, mas porque ele PRECISA!

Se o bebê conseguisse, ele ficaria cerca de 12 meses na barriga da mãe, mas por falta de espaço ele precisa sair! Os três primeiros meses do bebê são considerados como 4ºtrimestre de gestação sabiam? Ou seja, são três meses que ele deve ser criado como se ainda estivesse na barriga!

Gente, tudo é fase e não pense que o criando assim você estará mal acostumando ele ok?

Vamos lá, você não precisa de grandes conhecimentos para saber como acalmar o seu bebê, apenas esses:
Como era na sua barriga?
Quente, apertado, barulhento e movimentado!

Pronto, acabei de te dar o remédio para as cólicas!
Não, você não precisa parar de comer nada, não precisa dar remédios para seu bebê! É só criá-lo como se ele ainda estivesse na sua barriga!

Ah, mas não é tão fácil assim... e como eu vou fazer as minhas coisas? E meu filho mais velho?

Eu sei, eu passo por isso, então quer saber como eu tenho conseguido?

Arthur tem a consciência de que o irmão precisa muito da mamãe e do papai para tudo e que ele pode nos ajudar, então ele é muito tranquilo nesse aspecto, foi tudo muito bem conversado com ele!

Eu sempre observo o que o Matheus quer! Se ele quer ficar no colo, ELE FICA NO COLO, pois é lá que ele se sente seguro, é lá que ele tem o alimento, é lá que ele está feliz!
Quando o bebê se sente seguro, ele consegue "passar para a próxima fase" muito mais tranquilamente e NATURALMENTE!

Wrap Sling - a melhor "invenção" para quem cria por apego! No Wrap Sling o bebê fica na posição fetal, quentinho, sentindo o cheiro da mãe (ou do pai), em movimento, seguro, relaxado! Dá até para a amentar, ou seja, é tudo o que ele precisa!
Depois que comprei o meu, Matheus nunca mais teve cólicas! Já fiz vídeo mostrando, clica aqui.
Além do que, deixa a mãe livre para fazer TUDO, menos tomar banho rs. Quem tem mais de um filho, é sensacional!

Amamentação em livre demanda, se eu soubesse que era tão bom, teria feito com o Arhur! Sabe aquela coisa de, "você só pode amamentar daqui tantas horas..." isso cria um bebê ansioso que vai mamar frenéticamente quando lhe dão o peito e vai ingerir ar, causando gases, incômodos... Quando o bebê recebe o alimento quando quer, ele se sente tranquilo e mama o suficiente para se sentir bem, pois sabe que sempre será saciado. Isso faz com que ele mesmo crie uma rotina!
Aqui Matheus mama de 3 em 3 horas por que quer!

Uma mãe relaxada é o principal! O bebê sabe quando a mãe está agitada, nervosa, preocupada e acaba ficando igual! Lembre-se, quando ele estava na barriga não era assim: "você não pode ficar nervosa, que o bebê sente"? Então, no 4º trimestre é assim também!

Tudo é adaptação gente! Conforme o bebê vai criando segurança para uma coisa, ele aprende outra, ele quer explorar mais e assim vai!
Não se preocupem em desacostumar pois tudo passa! Daqui a pouco vem a fase do engatinhar, do andar e o colo, o afago ficaram pra trás e você sentirá falta!

Existe um site fantástico que eu indico sempre que me perguntam sobre esse tema. Chama-se Materniade Consciente. Leiam  o artigo sobre cólicas, clicando aqui.

Também procurem no Youtube, vídeos do doutor Harvey Karp. Ele é um pediatra que explica sobre esse 4º trimestre de gestação e ensina como se acalmar um bebê, vale muito a pena!



Agora, é claro, cada bebê é deiferente, cada mãe é diferente! 
O mais importante é deixar o instinto de mãe agir! Isso não falha!!
Dê muito carinho, muito toque, muito colo!!

Beijos e fiquem com Deus!

8 comentários:

  1. Jú, que post fantástico!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Se eu tivesse as informações passadas aqui, quando minha pequena nasceu, com certeza tudo teria sido mais fácil......
    Colo eu sempre dei, e nem por isso ela ficou mau acostumada.....
    Mas quanto as cólicas, eu sofri bastante.... Todo choro eu já ficava desesperada......
    Acredito que vai ajudar muitas mamães.............
    Beijos!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei os vídeos e o seu testemunho já me esclareceu muita coisa...vou adotar algumas técnicas assim que ele nascer...Grande Beijo e continue postando adoro tudo que posta sobre os meninos fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  3. Nossa, amei o vídeo, tudo bem explicado.

    Te marquei em uma tag lá no blog flor.

    Super beijo !!

    http://karinemello.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Jú,tenho acompanhado tds seus posts e tbm seu canal do YouTube.Adoro seus vídeos.Eu já estava começando a entrar na neura das cólicas,mas vendo estes vídeos vi q eu estou fazendo algo certo kkk pois na maioria das vezes quando coloco meu bb no sling e faço esse chiado ele se acalma e dorme,o problema é na hora de tirar ele kkkk.Bj fcd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!!!!!
      Ah mas é assim mesmo!! QUem que quer sair de um colinho gostoso de mãe????
      bjoss

      Excluir

Obrigada! Sua participação é muito importante!

Tecnologia do Blogger.