A IMPORTÂNCIA DE FAZER EXAMES PREVENTIVOS!

Participei de uma reunião de professores na minha escola muito interessante. Uma enfermeira foi nos dar uma breve palestra sobre qualidade de vida. Logo de início ela deixou claro que tudo que ela falaria não seria nenhuma novidade mas que com certeza poucos dos que estavam ali presentes faziam o que ela nos contaria.

É fato que vivemos hoje uma rotina totalmente estressante, independente da nossa profissão ou rotina. Principalmente para quem mora em grandes cidades como São Paulo. O dia a dia é tão puxado que quando percebemos, já estamos doentes.
É comum convivermos com certas doenças como hirpentensão, diabetes, colesterol alto... Ou com sintomas que acabam fazendo parte da nossa rotina como dor de cabeça, dores musculares, fadiga, cansaço excessivo e estress... Muito estress!!
E o que fazemos para amenizar ou eliminar esses fatores ruins da nossa vida? Nada não é? 
Na verdade nós paramos para nos preocupar quando a situação já está grave. Quando já nos auto medicamos e de nada adiantou, quando empurramos dias e mais dias com dores, quando deixamos o estress tomar conta do nosso psicológico e entramos em uma depressão.
Imagem retirada do Google
A enfermeira explicou todos sintomas das três doenças que citei acima, nos alertou sobre todos os outros fatores que são desencadeados pelo estress e disse que o número hoje de pessoas com algum tipo de enfermidade ou de pessoas que, por não frequentarem regularmente um médico, não sabem se possuem ou não alguma doença, é altíssimo!!
Ela explicou que nós somos como uma panela de pressão. Vamos suportando muitas coisas, mas precisamos de uma válvula de escape para conseguirmos aguentar sempre.
E essa válvula seria a tal da qualidade de vida... O que fazemos para manter a nossa qualidade de vida?
Você pratica exercícios regularmente? Se alimenta de forma saudável? Costuma tirar um tempo só para você? Ou faz qualquer outra coisa que dê prazer, que faça bem para o seu físico, psicológico e emocional?
Se você é daquelas pessoas que detesta ir ao médico, não se cuida e ainda fica colocando mil e uma desculpas para não fazer um check up anual, deveria repensar essa situação. Muitos jovens acreditam que justamente por terem pouca idade são imunes à certos problemas de saúde, isso porque ainda existe a ideia de que somente pessoas com uma idade mais avançada desenvolvem determinados tipos de doenças. Gente, esta visão é completamente fora do que realmente acontece, muitos homens e mulheres de tenra idade são acometidos por diversas doenças principalmente pelo fato de deixarem de lado os cuidados com a saúde.
E aí entra um outro fator que foi destacado na palestra, a medicina preventiva. Uma medicina pouco utilizada e permeada por um certo preconceito.
Imagem retirada do Google

A medicina preventiva visa eliminar todos os fatores de risco antes que eles possam afetar a nossa saúde. É visitar regularmente e frequentemente um médico e estar sempre em dia com os check ups.
Ai você pergunta, mas por que eu deveria ficar mais cuidadoso com isso? Bem, a resposta é simples: porque todo mundo pode achar algum probleminha de saúde no meio do caminho e ao encontrá-lo, a forma como você encara isso será um belo determinante das possibilidades de acabar com ele.

O avanço da tecnologia tem feito que muitas doenças sejam evitadas ou ao menos, detectadas a tempo de serem tratadas, dai a necessidade de fazer exames frequentemente. Ir ao médico para um controle de saúde deveria ser algo natural e atualmente, este comportamento esta sendo super estimulado pela mídia e pelos profissionais da área, contudo, muita gente ainda não percebeu a importância disso. Se você for ao médico e ele pedir certos exames, tanto aqueles mais comunzinhos quanto os mais elaborados não fique achando que o mundo acabou, pense que independentemente da situação, você já deu o primeiro passo, está se protegendo e cuidado de você. Caso o resultado dos exames não seja exatamente o que você esperou, não se desespere, se preferir, procure uma segunda opinião, caso contrário, converse com o seu médico e comecem a buscar uma solução juntos.
Ainda existem outros tipos de exames que podem salvar a sua vida, são os que você mesmo pode fazer. Um desses exames é importante para as mulheres, mais conhecido como auto-exame da mama. Ele é necessário para verificar se no tecido mamário há presença de qualquer tipo de nódulo, também mediante o toque das mamas é possível identificar se existe alguma deformidade ou se o formato das mesmas está alterado. Este exame é importantíssimo para detectar uma doença que infelizmente atinge uma boa parcela da população feminina, o câncer de mama.
Imagem retirada do Google
Além do auto-exame para detectar indícios de câncer de mama, há muitos outros que podem ser feitos. Seja homem ou mulher, o seu objetivo deve ser cuidar da sua saúde, por isso, não deixe de fazer exames de rotina e buscar entender o que está acontecendo com o seu corpo.
Após a palestra eu parei para pensar… O que estou fazendo hoje para conseguir chegar aos 80, 90 da forma que eu gostaria?
E você? Já parou para pensar? E para se cuidar?

Nenhum comentário:

Obrigada! Sua participação é muito importante!

Tecnologia do Blogger.