VOLTA ÀS AULAS E A SAÚDE DAS CRIANÇAS



As escolas já retomaram as atividades, e o ano letivo de 2016, oficialmente, começou. Para as crianças, o momento é de se readaptar à rotina escolar. Alguns, porém, demoram um pouco para se acostumar e deixar para trás os hábitos cultivados no período de férias, como, por exemplo, dormir mais tarde e ter mais tempo livre para brincadeiras. Além dessa readaptação, que não é fácil para as crianças, pais e escolas devem redobrar os cuidados com a saúde dos pequenos.

O clima quente, as corriqueiras chuvas de verão aliadas à volta das crianças para as salas de aula – que são ambientes fechados – e o contato mais próximo e constante com outros pequenos podem facilitar o surgimento de algumas doenças, uma vez que o risco de contaminação é maior. 

Virose, por exemplo, como a causada pelo rotavírus, que geralmente ataca o sistema gastrointestinal, pode ser um problema para os pequenos. Cuidados com a higiene são fundamentais. 
Por outro lado, outros cuidados, como com o ar-condicionado por exemplo, presente em algumas escolas e que deve passar por revisões periódicas, para evitar o risco de proliferação de bactérias e fungos ajudam a criar um ambiente mais saudável.

Pensando na readaptação das crianças à rotina escolar e nas necessidades de manter as crianças saudáveis, Redoxitos®, vitamina C infantil da Bayer, listou algumas dicas para ajudar os pais:

- Os pequenos que estão em idade pré-escolar necessitam dormir mais do que as crianças maiores ou os adultos. Para ajudá-los a ajustar o relógio biológico com a volta às aulas, faça ele dormir o tempo adequado. A higiene do sono é fundamental, nada de joguinho no tablet ou no celular na cama, na hora de dormir. 

- Os pais devem ficar atentos ao peso das mochilas escolares. Por isso, avalie sempre o que realmente é necessário levar para a escola.

- Oriente sempre as crianças sobre a importância da higienização constante das mãos, já que muitas vezes são condutoras de doenças.

- Crianças gastam muita energia, o que contribui para a perda de líquido e o ressecamento das mucosas. É importante que elas bebam bastante água.

- Os pais devem se informar e estar cientes da qualidade da refeição servida na escola. Se os pequenos levam lanche de casa, muito cuidado com alimentos que estragam fácil. Dê sempre preferência para frutas e sanduíches naturais. Uma alimentação saudável e rica em nutrientes ajuda a prevenir doenças.

- As crianças devem evitar exercícios físicos entre as 10 e 16 horas. Neste período, o sol é mais forte, com risco aumentado de desidratação e queimaduras solares. 

A imunidade dos pequenos deve ser sempre bem cuidada com uma deita adequada. Em especial, com uma dieta balanceada, ingestão de vitaminas, principalmente a C, além de uma rotina ativa com a prática de esportes, de preferência ao ar livre e em horários apropriados, e vacinas em dia ajudam a manter a saúde. Seguindo essas recomendações, as crianças permanecerão mais saudáveis e livres de algumas doenças.



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