COMO LIDAR COM A MENTE HIPERATIVA

Eu já contei para vocês que sofro da Síndrome do Pensamento acelerado se lembram?
Essa é, infelizmente, a doença do século, atingindo milhares de pessoas, inclusive crianças e jovens, sem elas ao menos saberem! 
Eu sempre desconfiei disso mas depois que li o livro do Augusto Cury "Ansiedade: Como enfrentar o mal do século" tive a certeza!
Imagem retirada do google

E não, isso não é nem um pouco legal! Pelo contrário, isso é ruim, ruim demais!
Não vou dar a definição exata, mas essa é uma síndrome que nos deixa exaustos de tanto pensar! Não conseguimos relaxar e organizar nossos pensamentos e até quando nos deitamos, a nossa cabeça continua funcionando sem parar!
E isso nos traz diversas consequências, como a fadiga mental, confusões, esquecimentos, stress e muito mais! 

Minha cabeça sempre funcionou a mil por hora. Eu sempre pensei em várias coisas ao mesmo tempo, linkava um assunto no outro, vivia fazendo listas, esquecia de coisas e me perdia em tudo! Aliás, eu ainda sou assim, mas desde que li o livro do Augusto Cury, passei a me controlar um pouco mais e a tentar me organizar!

E hoje eu quero dar algumas dicas para quem também acha que sofre dessa síndrome, contando o que tenho feito para conseguir conviver com ela!

- Parar de protelar
Eu sou (era/sou/era) a rainha do "deixa pra daqui a pouco"! Estou sempre fazendo as coisas em cima da hora, quando não, atrasada! Em consequência disso, além de ficar pensando sem parar nas coisas que deveria fazer, eu me sinto muito mal por atrasar e até deixar de fazer certas coisas! Muitas vezes elas perdem o sentido, pois se passa tanto tempo que eu nem preciso mais delas (mas elas fariam diferença se tivessem sido feitas). Então eu decidi começar a hierarquizar as necessidades, aquilo que eu realmente preciso fazer ou cumprir, procuro fazer de imediato! Pensei - fiz!

- Fazer listas reais
Eu também sempre tive a mania de fazer listas, mas acabava elencando coisas que eu sabia que não conseguiria fazer naquele momento, ou coisas utópicas! Então coloquei os pés nos chão (com um pouco da visão sonhadora ainda) e passei a listar aquilo que eu realmente quero e posso fazer! 

- Categorizar listas 
Agora tenho a mania de fazer a lista para a semana! Procuro não me alongar muito pois nunca se sabe o que será do amanhã, quanto mais do mês que vem! 

- Simplificar os registros
Sempre tive 35678 caderninhos e cadernetas para anotar tudo e acabava me perdendo mais ainda! Não lembrava se tinha anotado aqui ou ali, perdia uma folha... Agora tenho procurado anotar tudo em poucos lugares como agenda, planner e celular! Assim, sei que o que preciso está ali, sem segredos! 

- Escrever para me concentrar
A mente hiperativa faz com que a gente se desconcentre muito fácil! Em uma aula, palestra, culto, ou até mesmo lendo um livro (menos os de história que me prendem) eu consigo me perder muito fácil! Então procuro sempre anotar o que está sendo dito ou lido, e assim crio uma linha de raciocínio para me concentrar e realmente absorver o conteúdo!

- Fazer mapas mentais
Tem relação com o item anterior. É fazer esquemas com poucas palavras das coisas, seja da rotina, de uma aula, de um post... 

- Focar para começar e terminar
Se eu sentei para fazer alguma coisa, eu quero termina-lá! E isso era muito raro acontecer! Eu começava 10 coisas e não terminava uma! Isso além de acumular tarefas, isso me frustra demais! Então agora pensei e tento me organizar para fazer e terminar tudo (ou quase tudo) o que me proponho! 

- Relaxar
Às vezes me cobrava por coisas muito pequenas e insignificantes! Colocava um peso maior do que as tarefas tinham e acabava não fazendo o que realmente devia ser feito!
Então, a dica é relaxar! Existem coisas que não precisamos deixar para depois e coisas que podemos DEIXAR PARA LÁ! 

Existem pessoas (como eu) que não gostam de faxinar uma casa por exemplo. Aí fazem uma lista interminável de tarefas da casa a serem cumpridas em um dia! Pra quê? A casa não vai sobreviver se você deixar uma ou outra coisa para lá?
Se cobre menos e curta mais! Faça as coisas com amor e elas ganharão mais sentido! 

Espero ter ajudado!
Beijos e fiquem com Deus!


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada! Sua participação é muito importante!