CALCULADORA FÉRTIL - COMO USAR

Ao decidir que deseja ter um filho, o casal inicia uma fase importante repleta de descobertas, que incluem um conhecimento mais aprofundado sobre como a gestação se desenvolve. Entre os temas de interesse nessa fase está o ciclo fértil da mulher a cada mês, que permite que o casal tenha relações nos dias nos quais as chances de fertilização são maiores. Uma forma de conhecer essa rotina fértil da mulher é por meio da calculadora fértil.

Quando o casal inicia esse processo é comum buscar auxílio de um obstetra para começar a tomar ácido fólico entre outras medidas comuns. Entretanto, para descobrir qual o período do mês em que as chances são maiores, o conhecimento sobre o ciclo menstrual é fundamental.

imagem retirada da internet

O que é a calculadora fértil?

A calculadora fértil é um mecanismo desenvolvido para permitir que a mulher identifique qual o período fértil dela, de acordo com os dias do ciclo menstrual. A calculadora faz a conta dos dias, sendo que a mulher só precisa informar qual foi o primeiro dia da última menstrual e de quantos dias é o ciclo menstrual dela.

A calculadora fértil é uma versão mais simples e prática da tabelinha, realizada como método anticoncepcional em alguns casos. Devido à simplicidade das informações que devem ser adicionadas a ferramenta, torna-se mais acessível que as mulheres façam esse acompanhamento. É importante lembrar, entretanto, que a tabelinha não é um método anticoncepcional seguro e não evita a transmissão de doenças.

Como usar a calculadora fértil?

Usar a calculadora fértil para realizar o acompanhamento do período fértil, ovulação e ciclo menstrual é simples. No entanto, é comum que haja confusão quanto as informações que devem ser inseridas na ferramenta. Contar errado os dias do ciclo pode resultar em tentativas frustradas de gestação por meses, pois muitas mulheres confundem como a conta deve ser realizada.

O ciclo menstrual se inicia no primeiro dia de menstruação e vai até o dia anterior ao regresso da menstruação seguinte. Esse período irá variar de mulher para mulher, sendo comum ciclos menstruais que têm 20 dias até ciclos de 40 dias.

Outra informação importante que deverá ser inserida na calculadora fértil é o primeiro dia da última menstruação. A data deve ser contada a partir da eliminação avermelhada e não dos resíduos escuros que costumam antecipar à menstruação.

Como identificar os resultados da calculadora fértil?


Após o cálculo, a mulher terá uma visão geral do período fértil dela, com as seguintes informações:
Período fértil: período que contempla sete dias, na calculadora da clínica de reprodução humana, Mater Prime, esses dias estarão em rosa claro no calendário com um coração de cor rosa escuro;
Ovulação: a ovulação dura um período de dois dias, sendo representada por um quadro rosa escuto e dois corações em rosa bebê. Esses são os dias nos quais a concepção tem mais chances de acontecer;
Próxima menstruação: a data de início da menstruação seguinte será indicada por um quadro com cor azul clara.

Utilizando a calculadora fértil a mulher tem oportunidade de conhecer melhor o ciclo menstrual dela e também permite auxiliar casais que estão tentando engravidar.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada! Sua participação é muito importante!