CONHEÇA AS FORMAS DE CIRURGIA DE MIOMA


Você já ouviu falar em Mioma? Provavelmente sim, mas você sabe o que de fato é, como realizar o tratamento e quando a cirurgia é necessária? Se possui dúvidas sobre o assunto, chegou no lugar certo, vamos esclarecer todas elas para você, confira:


O que é mioma?
Mioma é uma forma de tumor, extremamente comum nas mulheres, e que dificilmente evolui para a forma maligna, ou seja um câncer.

Seu surgimento ocorre a partir da fibra muscular no miométrio, que inicia a reprodução da mesma fibra muscular, gerando um acúmulo de fibras, e formando uma espécie de bola dentro do miométrio.

O que determinará a necessidade de tratamento ou cirurgia, é a localização que se encontra, normalmente o mioma pode sem encontrado nas seguintes posições:


* No endométrio, parte interna do útero;
* No interior do miométrio;
* Na camada externa do útero.


A posição em que o mioma se encontra determina a necessidade de cirurgia ou não, devido aos sintomas que podem ser mais intensos ou moderados, por isso, após os exames o médico avaliará a necessidade e indicará o melhor tratamento.

Efeitos do mioma
Entre as principais reclamações das pacientes que possuem miomas, estão:


* Intenso fluxo menstrual, sem interrupções;
* Formação de coágulos durante a menstruação;
* Dores intensas no ventre;
* Dores durante a relação sexual;
* Inchaço abdominal;
* Dificuldade de concepção.

A cirurgia de mioma
Uma vez identificada a necessidade de cirurgia, o médico pode optar por uma das três principais técnicas, sendo elas:


* Miomectomia Abdominal - Podemos dizer, que essa cirurgia é como se fosse uma cesariana. É realizado um corte na pelve até o útero, dessa forma é possível realizar a remoção do mioma.
* Miomectomia Laparoscópica - Essa cirurgia é realizada com o auxílio de uma microcâmera, que é inserida através de pequenos furos na região do abdômen, para retirada do mioma. Normalmente, esse procedimento é realizado em situações em que o tumor se encontra na parede externa do útero.

* Miomectomia Histeroscópica - De todos os métodos esse é o mais simples, já que não necessita de corte. O histeroscópio é introduzido na vagina para remoção do mioma. Esse procedimento é indicado para casos em que o tumor se encontra na parte interno do útero.


Cada caso é um caso, a maioria das mulheres consegue sanar todos os sintomas após a cirurgia, mas existe uma pequena parcela de casos, em que o mioma pode retornar em um período de até 10 anos, ou até mesmo a persistência dos sintomas.

Por isso, existem casos específicos em que o médico pode solicitar a remoção completa do útero. Existem também situações em que se vê a necessidade de realizar a embolização das artérias, para sanar a nutrição dos miomas.

Riscos da cirurgia de mioma
Qualquer procedimento cirúrgico apresenta riscos, e a cirurgia de mioma não é diferente. Existem casos em que durante o procedimento cirúrgico ocorrem hemorragias, em que é necessário realizar a remoção imediata do útero.

Para mulheres acima do peso, é recomendável a reeducação alimentar para redução de peso antes de realizar o procedimento, para que existam menos riscos a sua saúde durante o processo.

Após a cirurgia, pode ser que a mulher encontre maior dificuldade para engravidar, devido às cicatrizes que se formam após a cirurgia. Existem estudos que afirmam que metade das mulheres que se submetem a esse tipo de procedimento, podem apresentar dificuldade de concepção nos 5 primeiros anos após a cirurgia.

Processo de recuperação da cirurgia de mioma
A recuperação é bastante rápida, mas o que não significa que não existam cuidados a serem tomados. A mulher precisa ficar em repouso, por pelo menos 1 semana, até que ocorra a cicatrização por completo.

Relações sexuais só poderiam acontecer após 40 dias após a cirurgia, para que não ocorram infecções, dores ou maiores complicações.

Em casos de mau cheiro, corrimento vaginal e sangramento intenso com cor vívida, a paciente deve retornar ao médico imediatamente para as devidas orientações e tratamento.

Nenhum comentário:

Obrigada! Sua participação é muito importante!

Tecnologia do Blogger.